domingo, 2 de agosto de 2009

Conto



Os Três Conselhos - Parte 1



Pela janela de madeira rústica, que estava escancarada, pois fazia muito calor naquela época, podia-se ver dona Maria, uma senhora; embora fosse jovem... Senhora porque casara há alguns anos com João e essa união já lhes rendera dois filhos; um belo casal, diga-se de passagem. Estavam reunidos na cozinha, que era o cômodo mais freqüentado dos três que constituíam o casebre. Maria preparava algo no fogão de lenha, naquela panela preta de fuligem e gasta pelo tempo.

Na hora de comer, uma oração em agradecimento pela vida, o amém e um olhar fosco, engolindo a seco do seu João, que não podia mais ver seus filhos comendo água e farinha. Hoje era mais forte o sentimento de apatia, pois recebera a notícia de que mais um bacurizinho estava a caminho. Dona Maria estava grávida de pouco tempo.

Durante a noite, ele não pôde dormir, pensando em como alimentaria mais um filho. Quando o sol deu o ar de sua graça, pela manhã bem cedo, foi cortar lenha na mata, perto de casa, e aproveitou para passar na vila e ouvir as novas do povo de lá. Ficou sabendo de um fazendeiro, muito rico, que havia se estabelecido no distrito, que ficava um pouco longe dali, e precisava de trabalhadores.

Quando chegou em casa, após mais um jantar que feria seu orgulho, novamente não pôde dormir, mas agora pensando na notícia de emprego que recebera. Não se conteve e passou a contar para Maria suas intenções. Ele realmente queria ir pro distrito e tentar um emprego na fazenda do novo ricasso da região. Ele mandaria dinheiro para a família todo mês, mas, para isso, teria de ficar longe deles, por muito tempo.

Foi uma sessão de lágrimas, mas foi-lhe concedido fazer de tal modo. Em sua despedida, mais uma sessão de lágrimas, depois, seu João seguiu seu caminho pela estrada em diante... (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página